Empreender virou sinônimo de liberdade, afinal, quem não quer viver do seu próprio negócio, sem depender de chefes, rotinas inflexíveis e modo de produção “quadrado”. Mas, de nada adianta ter a empresa dos sonhos se não existir um bom plano de negócios e, principalmente, um planejamento financeiro efetivo.
Saber montar um plano financeiro é uma parte primordial da estruturação de uma empresa, uma vez que é essa documentação que será o guia certo para solucionar possíveis problemas de gestão que sua empresa poderá ter.
Por isso, neste artigo você vai encontrar os 8 passos essenciais para montar um planejamento financeiro realmente efetivo. Mas, antes de mais nada é preciso entender o que, de fato, é um plano financeiro e qual a importância dele dentro da lógica do mercado.
Afinal, o que é um planejamento financeiro?
O plano financeiro é um documento que faz parte do plano de negócios de uma empresa. Este documento aborda as diretrizes que fazem tornar-se rentável a ideia cerne do empreendimento.
É dentro do planejamento que existirá os controles financeiros para a saúde do caixa, além de conter as metas financeiras de curto, médio e longo prazo.
Ter esse plano bem elaborado, estruturado e ativo dentro de uma organização permite que a empresa consiga tomar decisões mais efetivas e estratégicas, além de ter noção do quanto é necessário movimentar financeiramente para viabilizar a sobrevivência do negócio e o crescimento dentro do mercado.
É através de um planejamento financeiro também que é possível entender a situação do caixa da empresa, afinal, é com ele que se terá noção dos gastos e lucros a curto, médio e até mesmo longo prazo.
Não existe nenhuma ação empresarial que possa ocorrer sem uma boa estrutura, ou seja, sem um planejamento efetivo.
Por isso, é extremamente importante tê-lo em mãos. Para montar um planejamento financeiro, você poderá seguir esses 8 passos essenciais.
1 – Defina objetivos e metas
Agora que você já sabe qual o conceito e a importância de um planejamento financeiro, como você pretende saber que sua empresa está no caminho certo, de acordo com o planejamento?
Ao definir metas e objetivos você passa a traçar um rumo para sua companhia. Ou seja, quando você delimita a meta de faturamento daquele mês com um objetivo de triplicar a meta a cada semestre, você tem uma noção do resultado que se pode esperar.
Resultados muito fora da curva projetada é um sinal de alerta para rever alguns processos dentro da empresa.
2 – Avalie a situação atual da empresa
Contudo, não adianta criar metas absurdas e inalcançáveis. Por isso, é preciso que você faça um diagnóstico da situação financeira da organização.
Não tente supor dados, nem omiti-los. Isso só prejudicará todo o andamento do seu negócio. Tal avaliação das situações financeiras da empresa precisa ser feita com detalhe e dedicação.
O “pente fino” que você precisará dar, revelará se a empresa tem capital para continuar, se conseguirá sobreviver a alguma dívida, se pode investir mais ou se precisa segurar alguns recursos.
3 – Tenha projeções de diferentes cenários
Ao fazer a avaliação da sua empresa, você terá em mãos algumas situações que a empresa poderá seguir. Mas, não limite só ao que você encontrar.
Projete possíveis cenários diferentes juntamente com o plano de ação que a empresa tomará diante de tal ocorrido. Isso dará mais maturidade para a organização, e poderá dar segurança ante algum risco.
4- Faça as modificações que julgar necessárias ao negócio
Também a partir do diagnóstico, você, possivelmente, encontrará alguns gargalos de operações, coisas que podem ser melhoradas para fluir processos.
Nesse sentido, é bom que você passe a mapear as ações que podem aplicar melhorias e as ações que precisam ser feitas do zero.
Inclua também, nessa etapa, um cronograma para que todas as ações em prol das metas e objetivos possam ser alcançadas. Contudo, certifique-se de que este cronograma seja realista, obedeça a produção da empresa e de seus funcionários.
5 – Saiba precificar seu produto ou serviço
Esse talvez não seja exatamente um passo para colocar no plano financeiro, mas ele não pode deixar de estar no seu plano de negócios.
Sabendo realmente precificar o seu produto ou serviço, fica mais fácil entender qual meta de lucro sua empresa poderá alcançar no fim de um determinado período. Coloque no papel o mínimo do valor que você pode precificar e o máximo, de acordo com pesquisas internas e de mercado.
Lembrando que para precificar corretamente é preciso levar em consideração o Custo da Mercadoria Vendida ou Produtos Fabricados, junto com os gastos fixos e variáveis, impostos, margem de lucro etc.
6 – Integre os setores internos neste processo
Mesmo que você seja expert em gestão de finanças, nenhuma ação do seu plano de negócios poderá ser feita sozinho para sua empresa andar corretamente. O ideal é que você integre os setores da sua organização.
Sim, você precisará dos seus funcionários para garantir que tudo seja realizado conforme o esperado: dentro dos prazos e dos objetivos.
7 – Utilize softwares para auxílio
Contudo, otimização é a palavra do momento, e por isso, sua empresa não precisa perder tempo tentando “na marra” documentar todo o plano financeiro.
Existem softwares que já são voltados para gestão de finanças que auxiliarão a organizar toda a estrutura como também o ajudarão a operacionalizar as ações, além de proporcionar uma medição mais precisa dos resultados.
8 – Tenha o olhar de um especialista
Seguindo esses passos você vai ter sim um bom planejamento financeiro, porém, nada como o olhar de um especialista, né?
Invista em consultorias empresariais focadas na gestão financeira, principalmente, no começo da produção deste plano e do plano de negócios.
O olhar de fora e especializado pode dar insights importantes específicos ao seu negócio, que somente um profissional capacitado e treinado é capaz de proporcionar.
Conheça mais sobre consultoria empresarial financeira clicando aqui.
Posts relacionados
08/11/2022
E-book – Separação de contas sócios e empresa
A mistura ou confusão de contas entre pessoa física e jurídica é algo rotineiro…
08/11/2022
E-book – Mapeamento de processos
O mapeamento de processos é uma forma de planejar e gerenciar um fluxo de…
25/10/2022
E-book – Fluxo de caixa
O fluxo de caixa é uma das maneiras mais assertivas de gerenciar o seu negócio,…


