Um dos pensamentos mais recorrentes entre empresários, sejam eles donos de pequenas, médias ou grandes empresas, é esse: “Meu negócio vende bem, mas eu não consigo lucrar no fim do mês”.
É o tipo de problema que tira o sono dos CEO’s do mundo corporativo, afinal, como fazer para que a empresa dos sonhos realmente gere lucro o suficiente para se “pagar” e também ser considerada um sucesso?
Neste artigo, você verá os possíveis motivos que levam a sua empresa não ter o lucro estimado e o que fazer para que isso não aconteça. Continue lendo até o fim para descobrir!
Motivos para uma empresa não gerar lucro
Existem diversos motivos que podem afetar o resultado final dos lucros de uma empresa e isso vai desde o planejamento, estratégia financeira e modelo de negócio adotado até mesmo ao controle (ou descontrole) do fluxo de caixa da empresa.
Para saber qual é o motivo pelo qual a sua empresa não gera lucro especificamente, é preciso primeiro que você avalie a gestão do seu negócio.
Avaliação e apuração dos resultados
Comece avaliando se além de não dar lucros, sua empresa também está dando alguns prejuízos, por menores que sejam. Isso pode significar falhas em alguns processos internos, como na parte de precificação errada ou nos próprios custos e despesas.
Depois apure os resultados de forma sistemática, ou seja, deixe todos os números reunidos em planilhas, ou sistemas que facilitem a observação e análise futura.
Principais razões para uma empresa não gerar lucro
Listamos as principais razões do mercado para uma empresa ter vendas significativas em seu caixa, mas ainda assim não ter lucros aparentes no fim do mês.
1 – Ausência de um bom planejamento financeiro
Como já mencionado anteriormente, o planejamento financeiro de uma empresa é a base pela qual a organização vai nortear os seus investimentos, gastos, pagamentos etc.
É desse planejamento (que precisa constar no plano de negócios), que será contabilizado o capital de giro necessário para fazer o negócio não só sobreviver, como também gerar lucros para os envolvidos.
Não entender como fazer esse planejamento ou simplesmente não segui-lo pode causar sérios prejuízos à gestão financeira de uma empresa.
2 – Não entender o fluxo de caixa
O fluxo de caixa nada mais é do que o método de controle das finanças de uma empresa. Ou seja, toda a movimentação, seja ela pequena ou não, precisa estar dentro do fluxo de caixa para uma posterior análise.
É através do fluxo de caixa que o empresário consegue entender a real situação financeira do seu negócio. Se os números desse caixa não batem ou se você não consegue compreender como se dão essas movimentações, a chance de estar com falhas de gestão e controle é grande.
Quanto menos você tem controle sobre as movimentações do dinheiro da sua empresa, mais difícil fica para calcular o seu lucro no final de um determinado período.
3 – Não conseguir separar gastos pessoais com contas da empresa
Esse é um dos erros mais comuns, principalmente quando se trata de micro ou pequenas empresas.
Pode parecer bobo, mas nem sempre é uma tarefa tão intuitiva e fácil de ser feita assim: o dinheiro que entra e sai da sua empresa e o seu dinheiro que é movimentado durante o mês são coisas diferentes e precisam ser tratadas de formas separadas.
Isso é importante para evitar erros ou confusão na hora de entender os gastos, investimentos e até mesmo os lucros da organização.
Um detalhe importante aqui: o seu salário como empresário não é o lucro da empresa e isso precisa ficar bem distinto na sua gestão.
O que fazer para gerar lucro no fim do mês
Depois de saber quais os possíveis motivos que respondem a razão pela qual a sua empresa não está gerando o lucro estimado, entenda agora o que é possível fazer para evitar isso.
Como dito anteriormente, você não pode começar nada sem uma análise prévia das gestão financeira da sua organização. Analisar e apurar os resultados vai te poupar tempo e esforço futuros.
Outra dica é se planejar sempre, isso vale tanto para um planejamento financeiro micro, levando em consideração todos os detalhes quanto ter um plano de negócios bem estruturado.
Neste planejamento é preciso contar capital de giro, gastos, investimentos, fornecedores, mensuração de resultados a curto, médio e longo prazo, entre vários outros itens que te ajudarão a organizar as finanças da sua empresa.
Uma das coisas que pode ajudar em muito a gestão financeira da sua empresa é optar por uma consultoria empresarial. É só através de uma boa consultoria que você entenderá onde está o gargalo que faz a sua empresa não gerar o lucro estimado e, a partir disso, traçar o que deve ser feito para contornar e resolver essa situação.
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