Fazer uma empresa crescer é o sonho de todo gestor e empreendedor, mas para que esse crescimento seja feito da forma correta e bem implementado, é preciso entender tudo o que envolve a estrutura da empresa. E a gestão financeira é uma delas.
Entender quais são os processos que circundam o planejamento financeiro e como são feitos dentro da empresa, por exemplo, é fundamental para ter um empreendimento organizado e consolidado no mercado.
É por isso que neste artigo você aprenderá uma parte que envolve o financeiro, lucro e faturamento. Você verá quais são as principais diferenças e o porquê é importante compreendê-los.
Vamos lá?
Lucro e Faturamento: diferenças e características
Engana-se quem acredita que lucrar é a sinônimo de faturar. Empresas que se baseiam só no faturamento ao fim do mês não conseguem ter uma boa margem de crescimento, isso porque o faturamento não compreende outros fatores financeiros de dentro da empresa e, por isso, não retrata a situação financeira real da organização.
Faturamento é, basicamente, todo o ganho obtido por um empreendimento ao final de um determinado período. Ou seja, é literalmente o valor que entra no caixa, sem contar com qualquer tipo de saída.
Exemplo prático: Você tem uma empresa de estofados, durante 30 dias você vendeu 10 estofados por R$500. Ao final desse período o seu faturamento será de R$5000.
Estes R$5000 entraram somente no seu caixa, mas ainda não correspondem ao valor final que fica para o empreendimento.
Já o lucro é tudo o que, de fato, entrou para sua empresa. É o faturamento menos todos os gastos e custos que teve durante aquele período.
Lucro = faturamento – custos.
Voltando ao nosso exemplo prático: Em 30 dias você vendeu 10 estofados pelo valor de R$500, faturando, ao todo, R$5000, mas durante esse mesmo período, para viabilizar a venda desses 10 estofados, você teve um custo de R$1500.
Então, ao fim do mês, o que você realmente lucrou foi R$3500.
Tipos de lucro e faturamento
Contudo, é importante entender que quanto maior a empresa e mais complexo for o modelo de negócio, maior também a ramificação que esses processos podem ter.
Por isso, é essencial compreender os tipos de lucro e faturamento que precisam estar presentes em uma boa gestão financeira.
Lucro bruto
O lucro bruto é medido pelo faturamento menos os custos variáveis de uma empresa. Os gastos que variam podem ser o valor médio de um produto, o custo da matéria prima, a quantidade de serviço prestado dentro de um determinado período, entre outros.
Lucro líquido
Já o lucro líquido é medido pelo faturamento subtraindo os custos variáveis junto com os custos fixos mais os impostos. Os custos fixos podem ser tratados como a folha de pagamento dos funcionários, o aluguel do espaço, o valor da infraestrutura etc.
É importante ter um bom olhar para os dois tipos de lucros, mas o lucro líquido é o que de fato vai apontar o crescimento ou não da sua empresa.
Uma empresa que fatura bem, não necessariamente gera lucro, levando em consideração o lucro líquido.
Faturamento bruto
O faturamento bruto segue a mesma lógica do lucro. É a soma de todas as vendas obtidas em um período de tempo estipulado.
Faturamento líquido
Já o líquido é o resultado do faturamento bruto menos as deduções de vendas e impostos que são cobrados em cima de cada operação. Essas deduções de vendas são devoluções, descontos ou impostos sobre vendas e abatidos sobre a receita bruta.
Como saber se a empresa está realmente lucrando
Essa é uma das dúvidas mais pertinentes. Agora que você entende qual a diferença entre lucro e faturamento, é importante saber se os resultados que colhe em cada um são satisfatórios para fazer a sua empresa crescer.
O ideal é analisar mês a mês os resultados e as ações que foram realizadas durante aquele período para chegar nos números finais. Questione-se: “O que é preciso fazer para aumentar os lucros?” “Como aumentar o faturamento e reduzir os custos fixos?”
Fazer esses apontamentos podem direcionar o setor financeiro a construir planos de ação para melhorar a margem de lucro e, enfim, fazer sua empresa crescer.
Outro ponto que precisa ser considerado é a contratação de uma consultoria financeira. Somente através dela que você conseguirá ter noções efetivas do que é preciso fazer para aumentar seu lucro e crescer com sua empresa.
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